terça-feira, abril 22, 2008

Mesmo com chuva tradicionalistas participaram da Cavalgada da Paz

Cavalgada reuniu cerca de 400 pessoas,
lançando oficialmente o 36° Rodeio Nacional dos Praianos

Fotos Crédito: Rogério dos Santos

A chuva, que não deu trégua neste feriado, não atrapalhou a Tradicional Cavalgada da Paz, que marcou o lançamento oficial da 36ª edição do Rodeio Nacional do CTG Os Praianos. Cerca de 400 peões e prendas, de várias gerações, participaram do percurso de 15 km em cavalos e charretes, preservando a tradição gauchesca. A frente dos cavaleiros, carregando a Bandeira do Brasil, o patrão Almir Valério da Silva – “Mirinho”, seguido de Lari Lanzarin, com a bandeira do Estado, o cantor Joca Martins, com a bandeira do Rio Grande do Sul, Sebastião José Martins com a bandeira de São José, David Gevaerd Filho, com a Bandeira do CTG Os Praianos e completando com a Bandeira do MTG, Marcelo coord. da 7ª Região do MTG. Cerca de 30 policiais fizeram a segurança, com viaturas e policiamento montado.
A concentração, que foi realizada no CTG Os Praianos teve início às 6h30min no salão Valmor Schimidt com um café da manhã. Antes de saírem os cavaleiros se reuniram na cancha, na qual o patrão do CTG Os Praianos, Almir Valério da Silva – “Mirinho”, enfatizou que “Os guerreiros, verdadeiros tradicionalistas, estão hoje aqui participando”, referindo-se à força de vontade dos que enfrentaram a chuva em prol da tradição.
Aproximadamente 70 mulheres e crianças mostraram que cultivar a tradição gaúcha é algo que envolve toda a família.


Fotos Crédito: Rogério dos Santos


A Tradicionalíssima Cavalgada da Paz é realizada desde a fundação do CTG Os Praianos, há 35 anos, sempre marcando o início desta grande festa que reúne peões e prendas de todo país e que hoje consagra a festa como o maior evento de tradição gaúcha do estado de Santa Catarina. Segundo o Patrão Mirinho, até o início dos anos 80, quando a sede do CTG era onde hoje se localiza a atual igreja do bairro Forquilinhas, os cavaleiros faziam o trajeto até a praça XV, no centro de Florianópolis, “na época a travessia era pela ponte Hercílio Luz, pois havia pouco movimento de carros”.
Este ano o trajeto iniciou pela Rua Arthur Mariano até o viaduto da BR 101, seguindo pela Rua Luis Fagundes até a Beira Mar de São José. Na altura da Loja Cassol retornaram pela Avenida Presidente Kennedy até a Casan, seguindo pela Rua João Grumiche até o Viaduto da BR 101, pela marginal, retornando ao CTG Os Praianos. O percurso durou aproximadamente 2h.
Depois de cumprirem o itinerário os peões e prendas participaram de um carreteiro no Salão Valmor Schimidt encerrando a Cavalgada da Paz, que deu uma palhinha do que deve ser a 36ª edição do Rodeio Nacional do CTG Os Praianos. Segundo Carmelita Zanini do Livramento, Segunda Prenda Veterana do CTG Os Praianos, as 12 pessoas que trabalharam na preparação do carreteiro são da Invernada Artística, cujo objetivo é arrecadar fundos para participar de rodeios durante o ano.
Dia 30 de abril começa uma grande festa no CTG Os Praianos com bailes, shows, provas campeiras, exposição multisetorial, praça de alimentação, apresentações de dança, entre outras atividades, que seguem até o dia 04 de maio. Nestes cinco dias o CTG Os Praianos espera receber mais de 70 mil pessoas devido à vasta e diversificada programação.
Venha participar do 36° Rodeio Nacional do CTG Os Praianos!


Informações:Assessoria de Comunicação
CTG Os Praianos
Vânia Monteiro – 9966-8285/
Adriana Bonin - (48) 8804-5384 / SC 002644JP
Vicente Luckina Bunn – (48) 9998-4000 / SC 002633JP
CTG Os Praianos: (48) 3357.0800/ www.ctgospraianos.com.br